A escolha de um fornecedor sempre é um momento importante para uma empresa, seja ela pequena, média ou grande. Isso porque essa decisão, a princípio simples, pode impactar tanto positiva quanto negativamente no bom andamento dos negócios. Afinal, para que sua organização seja reconhecida por seu alto nível de excelência, os produtos e serviços devem ser de qualidade – o que na prática significa que os fornecedores devem estar alinhados à estratégia da empresa. Portanto, antes de selecionar seus fornecedores é preciso avaliá-los com cautela.
No universo do gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos isso não é diferente. Para ajudá-lo na avaliação do custo-benefício de um fornecedor de gerenciamento de resíduos separamos algumas dicas que podem ser levadas em consideração no momento dessa escolha.

1 – Saiba quais as necessidades da sua empresa
Antes de realizar a avaliação de fornecedores é preciso conhecer às necessidades do seu negócio. Aqui é preciso saber desde prazos de entrega e coleta até a quantidade de resíduos produzidos pela empresa e quanto será enviado para tratamento. Tendo essas informações na ponta do lápis será mais fácil verificar se o fornecedor de gerenciamento de resíduos está apto a atender suas necessidades.
2 – Faça um checklist de avaliação de fornecedores
Crie uma planilha de avaliação de fornecedores. É fácil. Basta elencar alguns elementos genéricos como atendimento, preço, localização, experiência, garantia, condições de pagamento, estabilidade financeira, etc e complementá-la com itens específicos e importantes para sua empresa como a quantidade mínima para a coleta do resíduo, por exemplo.
Uma dica é criar um sistema de avaliação, com notas de 1 a 5. Isso facilita no momento de analisar os diferentes critérios elencados e após avaliar os possíveis fornecedores, faça uma eliminação por esses fatores pré definidos.
3 – Pesquise e avalie a qualidade
Com o checklist em mãos é hora de começar a procurar a empresa que prestará o serviço e para isso é necessário conhecer o mercado de fornecedores. Nesse sentido, é preciso considerar que nem sempre quem fornece o que a sua empresa precisa pelo menor preço é a melhor escolha. Esteja atento para fornecedores de maior qualidade, que são experientes e confiáveis, para realizar todos os processos cabíveis à destinação correta dos resíduos. Pesquise.

Lembre-se ainda que escolher diversos fornecedores para tratar seu resíduo pode ser uma dor de cabeça, uma vez que o atraso em um processo como a coleta, por exemplo, pode impactar em todo o andamento do seu negócio. Dessa forma, existe um ótimo custo-benefício ao confiar em uma empresa como a Biosys que faz a coleta, o transporte, o armazenamento temporário e a destinação final ambientalmente correta. Assim todos os processos estão centralizados em um único fornecedor facilitando a comunicação entre a contratante e o prestador de serviço, bem como a realização das atividades relacionadas aos resíduos.
4 – Verifique se o fornecedor possui as licenças e emite certificados
Outro fator que precisa de atenção no momento da avaliação do custo-benefício de um fornecedor de gerenciamento de resíduos está relacionado a emissão do Certificado de Destinação Final (CDF) e as licenças para o transporte, armazenamento e destinação dos resíduos. Antes de escolher seu fornecedor, certifique-se que ele é licenciado pelo órgão ambiental competente (no Rio Grande do Sul – FEPAM) e emite o CDF – documento que comprova o tratamento dos resíduos coletados no seu estabelecimento. Em relação às licenças para o transporte, verifique e questione se a empresa está devidamente licenciada e segue a resolução ANTT nº 5232/16 e suas alterações que regulamentam as normas para o transporte de resíduos.
Vale salientar, ainda, que optar por um prestador de gerenciamento de resíduos como a Biosys é garantia de eficiência nos processos, dado que a emissão do CDF ocorre de maneira mais rápida. Isso garante agilidade na realização de possíveis auditorias, atendimento ou manutenção da ISO 14001, bem como para a comprovação da preocupação ambiental por parte da empresa.

5 – Faça auditoria de fornecedores
Um dos principais critérios de avaliação dos fornecedores de gerenciamento de resíduos em relação a seu custo-benefício diz respeito às auditorias. Essa ação é importante para qualquer empresa que busca/deseja manter certificações e evitar que terceiros prejudiquem seu negócio. Em linhas gerais, esse procedimento busca dar à empresa mais segurança em relação aos serviços adquiridos por ela.
Inicialmente, portanto, é necessário estabelecer um método para facilitar a análise do serviço prestado pelo fornecedor. Existem três etapas principais que podem ajudar você na avaliação da empresa contratada para prestar um serviço, são elas: a avaliação inicial, que respeito o momento de coleta de dados sobre o fornecedor e antecede a contratação do serviço; monitoramento de desempenho, que trata do acompanhamento da performance do fornecedor no dia a dia e avalia a qualidade dos serviços prestados; e a reavaliação periódica, que funciona para verificar se todos os processos, documentos e certificações continuam ocorrendo e sendo emitidos de maneira correta.
Assim, no momento da auditoria, avalie se seu fornecedor de gerenciamento de resíduos é como a Biosys que, além de gerenciar resíduos, cumpre e vai além da legislação com qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental, inserindo a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, como forma de construir um futuro seguro para as próximas gerações.
6 – Estabeleça metas
Mais do que avaliar o custo-benefício de um fornecedor de gerenciamento de resíduos, é preciso estabelecer metas para melhorar a qualificação de fornecedores da sua empresa. Por isso, sente e estabeleça as suas. Esteja atento, ainda, aos fornecedores que buscam diferenciar-se no mercado, com qualidade superior e proatividade na busca de inovações.